Histórico

A Secretaria Municipal de Educação (SME) é o órgão executivo do Poder Público Municipal, tem como competência, conforme Lei de Sistema nº 2.890/2003: organizar, manter e desenvolver os órgão e instituições públicas do Sistema Municipal de Ensino; exercer ação redistributiva em relação às escolas, considerando os seus projetos pedagógicos; baixar normas complementares para o Sistema Municipal de Ensino; atuar prioritariamente na educação infantil e no ensino fundamental; assegurar às unidades escolares da rede municipal de ensino progressivos graus de autonomia e de gestão financeira; elaborar e executar as políticas e planos educacionais, em consonância com as Diretrizes, Plano Nacional e Estadual de Educação, integrando e coordenando as suas ações; e elaborar e fomentar a execução do Plano Municipal de Educação.
De acordo com dados do Conselho Municipal de Educação, a SME iniciou suas atividades como Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo como primeiro Secretário o Prof. Moacir Pereira Borges. Desde a sua instituição, a SME teve como Secretários Municipais de Educação:

·         Prof. Moacir Pereira Borges;
·         Prof. Gisley Elson da Costa;
·         Prof.ª Maria do Carmo Carvalho Soares;
·         Prof.ª Suely Borges Venâncio;
·         Prof. Gisley Elson da Costa (2ª gestão);
·         Prof.ª Heloisa Dias Borges Maciel;
·         Prof. Alfredo Silva Araújo;
·         Prof.ª Maria Auxiliadora Nascimento Amorim.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação está sob gestão da Prof.ª Simone Ferreira Borges Araújo, que assumiu a pasta em setembro do ano de 2017.

MISSÃO
Assegurar uma educação pública de qualidade, com aprendizagem significativa no sentido de garantir o acesso, a inclusão, o respeito à diversidade e a permanência dos(as) alunos(a) na escola, promovendo a formação integral, com vistas ao exercício da cidadania.

VISÃO
Ser referência pela excelência em Educação Básica, nos serviços educacionais ofertados, com qualidade e equidade, pela transparência e gestão democrática, contribuindo para formação integral, humanizada e cidadã dos(as) alunos(as) da Rede Municipal de Ensino.

FILOSOFIA
A Secretaria Municipal de Educação compreende a educação como um direito social – fundamental, universal e inalienável. O respeitar, acolher, cuidar, ensinar, educar, formar, ações que contribuem para o amplo desenvolvimento dos(as) alunos(as) como seres humanos e cidadãos, fundamentam e permeiam os processos pedagógicos e educacionais na Rede Municipal de Ensino. Neste sentido, a SME tem como princípio a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série.

VALORES
Ética, cidadania, qualidade, inclusão, diversidade, equidade, educação integral, currículo integrado, gestão democrática, transparência, formação e valorização dos profissionais da educação.