Webmail   |   Diário Oficial   |   Decretos   |   Leis   |   Processos digitalizados   |   Leis Orçamentárias   |   Perguntas Freqüentes   |   Fale Conosco

     

 

Localizar:

 

     

Histórico

A Secretaria Municipal de Educação (SME) é o órgão executivo do Poder Público Municipal, tem como competência, conforme Lei de Sistema nº 2.890/2003: organizar, manter e desenvolver os órgão e instituições públicas do Sistema Municipal de Ensino; exercer ação redistributiva em relação às escolas, considerando os seus projetos pedagógicos; baixar normas complementares para o Sistema Municipal de Ensino; atuar prioritariamente na educação infantil e no ensino fundamental; assegurar às unidades escolares da rede municipal de ensino progressivos graus de autonomia e de gestão financeira; elaborar e executar as políticas e planos educacionais, em consonância com as Diretrizes, Plano Nacional e Estadual de Educação, integrando e coordenando as suas ações; e elaborar e fomentar a execução do Plano Municipal de Educação.
De acordo com dados do Conselho Municipal de Educação, a SME iniciou suas atividades como Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo como primeiro Secretário o Prof. Moacir Pereira Borges. Desde a sua instituição, a SME teve como Secretários Municipais de Educação:


·         Prof. Moacir Pereira Borges;
·         Prof. Gisley Elson da Costa;
·         Prof.ª Maria do Carmo Carvalho Soares;
·         Prof.ª Suely Borges Venâncio;
·         Prof. Gisley Elson da Costa (2ª gestão);
·         Prof.ª Heloisa Dias Borges Maciel; 
·         Prof. Alfredo Silva Araújo;
·         Prof.ª Maria Auxiliadora Nascimento Amorim.


Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação está sob gestão da Prof.ª Simone Ferreira Borges Araújo, que assumiu a pasta em setembro do ano de 2017.
 
 
MISSÃO
Assegurar uma educação pública de qualidade, com aprendizagem significativa no sentido de garantir o acesso, a inclusão, o respeito à diversidade e a permanência dos(as) alunos(a) na escola, promovendo a formação integral, com vistas ao exercício da cidadania.
 
VISÃO
Ser referência pela excelência em Educação Básica, nos serviços educacionais ofertados, com qualidade e equidade, pela transparência e gestão democrática, contribuindo para formação integral, humanizada e cidadã dos(as) alunos(as) da Rede Municipal de Ensino.
 
FILOSOFIA
A Secretaria Municipal de Educação compreende a educação como um direito social – fundamental, universal e inalienável. O respeitar, acolher, cuidar, ensinar, educar, formar, ações que contribuem para o amplo desenvolvimento dos(as) alunos(as) como seres humanos e cidadãos, fundamentam e permeiam os processos pedagógicos e educacionais na Rede Municipal de Ensino. Neste sentido, a SME tem como princípio a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série.
 
VALORES
Ética, cidadania, qualidade, inclusão, diversidade, equidade, educação integral, currículo integrado, gestão democrática, transparência, formação e valorização dos profissionais da educação.

 

 

       
Governo Municipal Consultas Serviços Atendimento

Prefeito

Zé Antônio

Equipe de Governo

 

- Leis Municipais

- Diário Oficial

- Decretos

- Perguntas Frequentes

- Processos Digitalizados

- Editais e Licitações

- Portal da Transparência

- Webmail

- Nota Fiscal Eletrônica

- Consulta de débitos do IPTU

- Certidão de empresa

- Custeio de Iluminação Pública

- Declaração Mensal de Serviços

- Faça sua solicitação

 

 

© COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Itumbiara