Dona Venância

A Escola Municipal de 1º Grau Modelo de Itumbiara foi criada aos dezessete dias do mês de abril de 1980, pela Lei Municipal nº. 513/80, no Governo do Prefeito Radivair Miranda Machado.

Aos 08 dias do mês de março de 1983 passou a denominar-se Escola Municipal de 1º e 2º Graus Dona Venância Magalhães Cotrim pela Lei Municipal nº. 615/83.

A escola recebeu esse nome em homenagem à professora Venância Magalhães, que nasceu em Muzambinho-MG, em 1900. Mudou-se ainda moça para Caldas Novas – GO, onde residiu por muitos anos e tornou-se professora normalista.

Veio a convite do prefeito da época, em 1924, o senhor Sidney Pereira de Almeida, para dirigir o primeiro Grupo Escolar de Itumbiara, Grupo Ruy de Almeida, que estava sendo inaugurado na mesma época. Exerceu este cargo por muitos anos.

Foi a primeira normalista e Diretora Escolar de Itumbiara.

Casou-se com o cidadão Benjamin Olagre Cotrim, sendo mãe de um filho: José Magalhães Cotrim.

Residiu toda a sua vida na Praça da República onde hoje se encontra a Caixa Econômica Federal.

Aos 16 dias do mês de março de 1983 foi nomeada a terceira Diretora da Escola, a Professora Regilene Costa, pelo Decreto nº. 055/83.

Aos 26 dias do mês de fevereiro de 1987 o Conselho Estadual de Educação autorizou a Escola Municipal de 1º e 2º Graus Dona Venância Magalhães Cotrim a ministrar o Ensino de 2º Grau nas habilitações de Técnico em Magistério e Técnico em Contabilidade, conforme Resolução nº. 17, de 26 de fevereiro de 1987.

Aos 15 dias do mês de dezembro de 2009, o Conselho Municipal de Educação de Itumbiara, Estado de Goiás, autorizou a Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim a ministrar o Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, conforme Resolução nº. 077, de 15 de dezembro de 2009.

Aos 23 dias do mês de setembro de 2014 o Conselho Municipal de Educação de Itumbiara, Estado de Goiás, autorizou a Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim a ministrar o Ensino Fundamental, conforme Resolução nº. 19, de 23 de setembro de 2014.

Aos 08 dias do mês de dezembro de 2014 passou a denominar-se Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim pela Lei Municipal nº. 4.515/2014.

A Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim conta ainda com um total de 419 (quatrocentos e dezenove) alunos, do Pré I ao 7º Ano do Ensino Fundamental, de segunda a sexta, das 07:00 horas às 15:30 horas.

Cleydeone Arantes Carvalho

Maria Rodrigues da Costa Borges