Floriano de Carvalho

O funcionamento da escola foi concedido pela Lei Municipal de Criação e denominação nº. 239/74 de 20/05/74.

A lei de reconhecimento do Ensino fundamental de 1ª a 8ª série data de 31/05/2004 – Resolução nº. 161, sendo alterada com a Resolução nº. 258 de 11 de novembro de 2005, que regulamenta a ampliação do Sistema Educativo de Goiás para 9 anos (1º ao 9º ano) e das outras providências.

A Escola Municipal Floriano de Carvalho foi fundada em junho de 1974, idealizada pelo ex – prefeito Modesto de Carvalho, que encampou o Colégio Jean Piaget – fundado por um grupo de professores no ano 1974 – (Profº Paulo, Prof.º José Salomão, Profº Gisley e Vicente Félix de Miranda). Este Colégio funcionava no período noturno no prédio da Escola Estadual Ruy de Almeida, que foi cedido pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás.

Neste local, a Escola Municipal Floriano de Carvalho funcionou até dezembro de 1974, quando foi iniciada por ordem do senhor Prefeito, a construção do prédio onde funciona atualmente.

A sede da Escola Municipal Floriano de Carvalho foi construída em tempo recorde (seis meses) e durante o 1º semestre de 1975 a mesma funcionou nas instalações do Colégio Diocesano (alugado). No ato da inauguração, além de muitas autoridades e o povo de Itumbiara, o Senhor Neném de Carvalho, pai das professoras Denise e Lívia de Carvalho, Dona Venância Magalhães Cotrim (1ª professora de Itumbiara), foram homenageados. As chaves foram entregues ao primeiro diretor da escola – professor Gisley Elson da Costa, o qual dirigiu a instituição até janeiro de 1983.

O nome Floriano de Carvalho foi dado em homenagem ao genitor do prefeito Modesto de Carvalho, responsável pela construção da escola.

O hino da escola foi composto - letra e música - pelo professor Joaquim Pinto Lara Filho. E foi cantado pela primeira vez no ato solene de fundação da Escola, em agosto de 1974 no galpão da Escola Estadual Ruy de Almeida, em uma homenagem festiva de agradecimento dos alunos do ex- Colégio Jean Piaget, ao ex–prefeito Modesto de Carvalho.

Atualmente a Escola Municipal Floriano de Carvalho oferece ensino para 1125 alunos, do Ensino fundamental (4º ao 8º ano) no período matutino 7h às 11h25min (sexto horário12h15min) e Ensino Fundamental (1º ao 5 º ano) no período vespertino 13 h às 17h25min.

Neunice Helena Andrade do Carmo

Edson Mortosa