Joaquim Mariano

A Escola Municipal de Joaquim Luiz de Miranda “Joaquim Mariano” teve sua construção determinada pela Lei Municipal de criação e denominação N°3897 de 14/12/2009, hoje a escola conta com 1818,28 m2 de área construída e 15495,89 m² de área livre.

A Escola foi construída com o intuito de atender à necessidade das mães trabalhadoras dos bairros Santa Maria, São João, Ulisses Guimarães, Dona Sínica e Nossa Senhora da Saúde. Foram seis meses trabalhados incansavelmente para a construção da escola e a sua inauguração ocorreu em grande estilo no dia 09 de maio de 2010.

Como forma de homenagear as mães em seu dia a Prefeitura Municipal de Itumbiara promoveu um grande show da dupla Zezé de Camargo e Luciano. A Secretaria Municipal da Educação como forma de estimular e garantir um bom aprendizado aos novos alunos fez a entrega de kits de materiais escolares e do Uniforme completo da rede municipal, inclusive tênis para todos os alunos.

A Unidade Escolar foi projetada para atender inicialmente 300 alunos com idade escolar entre 5 e 10 anos, matriculados do Pré II ao 5º ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Todas as dependências foram construídas de acordo com as exigências para a inclusão de alunos e funcionários portadores de deficiências físicas.

Esta unidade escolar destaca-se por ser totalmente climatizada em suas dependências, oferecendo mais conforto aos professores, alunos e demais servidores.

Atualmente a escola mantém 08 turmas, do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental de 1a fase, em período integral, atendendo a 192 alunos com a faixa etária variante entre 6 a 12 anos.

A escolha da primeira direção foi primeiramente por indicação da Secretária Municipal da Educação até que pudesse ser feita a eleição, a qual ocorreu em novembro de 2010, a  qual obteve aceitação e aprovação dos funcionários e pais em sua escolha.

O Grupo Gestor juntamente com a comunidade escolar  têm como objetivos principais melhorar a qualidade de ensino e também reduzir a repetência e a evasão escolar. Têm como meta trabalhar em parceria com todos os funcionários, fazendo com que todos estejam bem informados, atuantes, participativos e responsáveis pela melhoria e qualidade da educação escolar.

Atualmente a Escola Municipal de Joaquim Luiz de Miranda oferece ensino para alunos, do Ensino fundamental (1º ao 5º ano) em período integral 7h às 15h30min.

Dalva Maria de Miranda

Nayele Cristine Gonçalves