Maria Leopoldina de Carvalho

Inaugurada oficialmente em 24/02/1989, no mandato do então prefeito Warteloo Araújo, sob a denominação de Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho. Recebeu este nome para homenagear a mãe da Secretária de Educação, naquela época, professora Maria do Carmo Carvalho Soares.

A professora Maria Dalva Marques, foi à primeira diretora, tendo sido eleita pela primeira vez em 1.990 para um mandato de dois anos. A partir desta data, todos os diretores foram eleitos pelo voto direto e secreto.

Objetiva – se atender a comunidade dos bairros Jardim Leonora I e II, Cidade Jardim I e II, Jardim Nova Itumbiara, Dom Veloso, Vila Mutirão, Dona Marolina e demais adjacências. Tem como diretora pedagógica a professora Lâna Cristina Florentino Dias. As aulas são ministradas no período matutino e vespertino. A escola possui uma diretora administrativa, a Sra. Abadia Marta Nascimento Paula, para esse cargo acontece uma indicação da Secretaria Municipal de Educação, ela é responsável juntamente com o Conselho Escolar pela aplicação e prestação de contas dos recursos financeiros disponibilizados para a escola.

Escola de padrão simples, a princípio construída com apenas um pavilhão, instalações sanitárias e bebedouros, foi recebendo ao longo de vinte e oito anos importantes reformas e ampliações, contando hoje com quatro pavilhões, dobro de instalações sanitárias, inclusive com banheiro de acessibilidade, quadro de esporte, coberta, está devidamente murada e com parte de calçamento externo e interno. Em 2017 passou por pintura parcial, e está sendo finalizando agora. Ainda está necessitando de reforma para parte hidráulica e elétrica e manutenção do telado.

Atende há uma clientela de situação econômica estável e possui entre seus alunos um número bem pequeno de crianças de baixa renda. A unidade atende crianças portadoras de necessidades especiais nas mais diferentes necessidades.

Esta instituição atende alunos da educação infantil e ensino fundamental de 1º ao 8º ano, a faixa etária atendida pela escola é de quatro a treze anos. A Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho, possui uma clientela bem diversificada no que tange aspectos socioeconômicos, e atualmente possuem 24 alunos com deficiência, nos mais diferentes tipos. Procura atender os alunos, para que possam ser inseridos de forma consciente e participativa na sociedade em que vivem.

Atualmente a Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho oferece ensino para 532 alunos, do Ensino Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental I e II (1º ao 8 º ano) nos períodos matutino 7h às 11h25min (sexto horário12h15min) e vespertino 13 h às 17h25min.

Lâna Cristina Florentino Dias

Abadia Marta Nascimento Paula