Professor Alaor Dias Machado

A escola foi reconhecida em cartório, legalizado e cadastrado o imóvel de acordo com a vistoria em 23/09/1999. Termo de Habite-se nº. 128/99 com uma área de 707,70m2 através de um alvará de construção nº. 706/99. Processo protocolado sob nº 010.244/99 e numeração de imóveis nº 591/99.

O prédio da escola foi inaugurado em 10 de abril de 1992, em uma área federal, tendo como proprietário do prédio e mantenedor a Prefeitura Municipal de Itumbiara.

Esta Unidade Escolar era um anexo da Escola Municipal Peixoto da Silveira, onde funcionavam 5 salas de aula, no período matutino, 4 no período vespertino e l (suplência) no noturno, durante os anos de 1992 e 1993. A finalidade era atender a pequena comunidade do Conjunto Habitacional Norma Gibaldi e alguns alunos do Bairro Marolina. A Diretora que assinava por esta unidade era a diretora da Escola Peixoto da Silveira, professora Heloísa Dias Borges Maciel, mas quem exercia esse papel no referido anexo era a professora Maria Aparecida Rodrigues Vilela.

Em 1994, com o aumento da população do Conjunto Habitacional Norma Gibaldi e Bairro Sebastião de Moura, esta unidade escolar deixou de ser anexo e foi autorizada pela Resolução do CEE nº. 034 de 25/01/1994 a assumir suas atividades independentes.

A origem do nome da escola foi homenagem ao Professor Alaor Dias Machado, que muito trabalhou em prol da educação no município de Itumbiara.

A diretora-fundadora foi a professora Maria Aparecida Rodrigues Vilela – gestão: 1994 / 1995 (primeira eleição).

Sucessoras:

Professora América Raimunda da Silva – gestão: 1996 / 1997;

Professora Ednamara Souza Prado Araújo – gestão: 1998 / 2001;

Professora Zelma Prado Mortoza – gestão 2002 / 2005;

Professora Maria das Graças Borges – gestão 2006 / 2010;

Professora Maria Alves Mendonça – gestão 2011 / 2013;

Professora Maria Alves Mendonça – gestão 2014 / 2016;

Professora Josiane Borges Arantes – gestão 2017 / 2019 em curso.

Atualmente a Escola Municipal Professor Alaor Dias Machado oferece ensino para 620 (seiscentos e vinte) alunos, do Ensino Fundamental I e II (matutino 7h às 11h15min (sexto horário12h15min) e vespertino 13 h às 17h25min) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (noturno 19h às 22h30min).

Josiane Borges Arantes

Mariza Donizete de Souza