Quim Machado

A Escola Municipal Quim Machado é a única unidade educacional a atender o Povoado de Santa Rosa do Meia Ponte, um dos mais antigos do Município de Itumbiara, Estado de Goiás e está localizada à Rua Cláudia Ramos Siqueira, s/n°, Setor Central.

Em 1975, no mandato do então Prefeito Modesto de Carvalho o “Grupo Escolar Meia Ponte” passou a denominar-se Escola Municipal “Meia Ponte” em cumprimento ao disposto no item L. do Art. 75 da Lei Federal n° 5.692 de 11 de agosto de 1971.

No ano de 2008 a escola ganhou nova estrutura e endereço e, em 2010 passou oficialmente a se chamar Escola Municipal Quim Machado, nome este dado em homenagem ao um grande incentivador da Educação.

Em suas instalações funcionam, em período integral, 11 (onze) salas de aulas, todas climatizadas; sala dos professores, sala da direção conjugada com a coordenação, secretaria, cantina, pátio coberto e quadra de esportes. Contamos atualmente com 211 alunos matriculados, sendo 188 frequentes, da Educação Infantil (Pré I e Pré II) ao Ensino Fundamental I e II Fase (1º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental de 9 anos. A ResoluçãoCME N°. 028 de dezembro de 2010 que normatiza as modalidades de ensino da Unidade Escolar.

A Escola está localizada no início do povoado, que é formado basicamente por residências familiares, minimercados, bares, Posto de Saúde, igrejas, campo de futebol. Ela atende os educandos do povoado e os que residem nas fazendas da região, contando com 07 (sete) micro-ônibus para o transporte dos mesmos.

Os referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI – aponta educar e cuidar como duas funções da educação infantil, indissociável e indispensáveis para a efetivação da função social desse nível de ensino.

Maria Luísa Borges Peixoto

Valéria Ramos Siqueira