Antônio Luiz Alves Pequeno

A Escola Municipal  de Tempo Integral Antônio Luiz Alves Pequeno  (antiga escola agrícola) já não atendia as necessidades físico-pedagógicas de professores e alunos no ano de 2008. Nesse ano,a nova equipe da Secretaria Municipal da Educação, com apoio da promotoria e prefeitura de Itumbiara, transferiu essa unidade escolar para novas instalações. Surgiu então o Projeto Seriedade

O Projeto Seriedade chega no ano de 2011 com um novo formato: uma escola para atender com igual oportunidade aos alunos com defasagem série/idade de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara-GO.

A nova Escola Municipal de Tempo Integral ANTÔNIO LUIZ ALVES PEQUENO hoje atende aproximadamente  a 280 alunos vindos das escolas da rede de ensino do nosso município.

Por ser um projeto inovador, o aluno é atendido por níveis de dificuldades. Como ponto de partida foi realizada uma avaliação diagnóstica por meio da qual os coordenadores pudessem detectar as dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. Após o resultado, os alunos foram selecionados em níveis, diferentes:  cada um de acordo com a dificuldade encontrada. Os níveis variam de 1 a 8. O nível 1 enfoca principalmente a alfabetização;  os demais níveis vão se adequando proporcionalmente às séries em que os alunos se encontravam em suas escolas de origem, atendendo sempre ao grau de dificuldades específicas, preparando esses alunos para a conclusão do Ensino Fundamental.

Foi criada uma matriz curricular diferenciada para atender, de forma especial, os alunos de nossa escola. Esses alunos não seguirão os livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino. Esse livros  serão utilizados apenas como material  de apoio.

Essa escola pôde contar também com uma equipe de professores-suporte, que  atendem, diariamente, no contraturno do aluno, no sentido de oferecer reforço ainda mais na escrita, na leitura e nos cálculos matemáticos. Por ser uma escola de tempo integral, conta-se ainda com as atividades esportivo/recreativas como o futebol de grama, o vôlei, a natação, jogos de xadrez, damas e aulas de canto.

Diretor Pedagógico - Marlus Luis da Costa

Coordenadora Pedagógica - Jozane Maria da Costa Rosa