ELVIRA DIAS FARIA

O Centro Municipal de Educação Infantil “Elvira Dias Faria” situa-se a Rua Duque de Caxias nº. 502, no Bairro Nossa Senhora da Saúde.

Recebeu o nome em homenagem a Sra. Elvira Dias Faria, senhora que faleceu em 1957, com 49 anos. Foi casada com Salvador Faria conhecido como Dodô, com quem teve 3 filhos. Devota de Nossa Senhora da Abadia, desde os tempos em que morava na fazenda tinha uma imagem da Santa. Seu neto, Paulo César Faria, comprou vários terrenos no bairro Nossa Senhora da Saúde, um desses terrenos foi usado para construção da igreja que abrigaria a Santa (Nossa Senhora da Abadia), que depois que a fazenda foi vendida precisava de um lugar para se abrigar.

Senhor Paulo Faria, é caridoso e preocupado com as pessoas do bairro, construiu uma creche para ajudar as famílias que tinham poucos recursos e não tinha com quem deixar os filhos, quando iam trabalhar. Morando longe de Itumbiara, ficando difícil de ser administrada, cedeu-a para a Prefeitura de Itumbiara, no ano de 1992, na gestão do Prefeito Luiz Gonzaga Carneiro de Moura, que promoveu uma reforma geral nesta creche.

O CMEI ministra o ensino de educação infantil, com Berçário, Maternal, Pré I e Pré II, preparando as crianças para que no futuro sejam cidadãs cumpridoras do exercício da cidadania.

Atualmente o CMEI atende crianças (333 alunos) na faixa etária 07 meses a 05 anos e 11 meses em período integral (Berçário e maternal), matutino (Maternal e Pré I) e vespertino (Maternal, Pré I e Pré II). O CMEI funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 07:00 horas às 17:00 horas ou período parcial com os seguintes horários: matutino – das 07 às 11 horas e vespertino – das 13 às 17 horas.

Selma Cristina Santos Silva

Nayellle Cristine Gonçalves