Rogério Queiroz de Carvalho

O Centro Municipal de Educação Infantil “Rogério Queiroz de Carvalho Haddad” situa-se a Rua Alvorada, Bairro Brasília. O órgão mantenedor é a Prefeitura Municipal de Itumbiara, através da Secretaria Municipal da Educação.

Esta instituição recebeu este nome em homenagem ao filho do conceituado obstetra Dr. Issa Haddad, que por uma fatalidade, perdeu sua vida em um acidente de carro. Quando foi criado, tinha como objetivo específico atender a comunidade carente do bairro, oferecendo alimentação e cursos profissionalizantes, recebeu primeiramente o nome de “Centro Comunitário Rogério Queiroz de Carvalho Haddad”, conforme Lei Municipal nº 803/86.  Em 14 de maio de 2001, através da Lei Municipal nº 2.588/2001 foi denominado “Centro de Educação Infantil Rogério Queiroz de Carvalho Haddad”.  Um ano depois, por meio da Lei Municipal 2.736/2.002 foi feito a “inclusão” da expressão “ municipal” passando a denominar-se “Centro Municipal de Educação Infantil Rogério Queiroz de Carvalho Haddad”.

Segundo a LDB nº 9394/96 as chamadas Creches Municipais que eram mantidas pela Secretaria de Ação Social, hoje são chamadas de Centros Municipais de Educação infantil. O CMEI visa em suas atividades pedagógicas o desenvolvimento e a construção da autonomia infantil, possibilitando assim a Formação Integral Humana da criança, atendendo assim crianças de 6 (seis) meses à 3 (três) anos atualmente.

Com o objetivo de realizar um trabalho, cuja, prioridade é reconhecer a educação infantil como uma etapa importante do desenvolvimento da criança, o CMEI Rogério Haddad, ofereceu atendimento pedagógico do período de 2001 a 2013 para maternal e pré-escola.

Em 2014 e 2015, o CMEI passou por uma reforma e ampliação, aumentando de 80 para 150 vagas distribuídas em Berçários (6 meses a 3 anos) e maternal (3 anos), Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos).

Em 2016, devido à grande procura para matrícula nas salas de maternal fez necessário direcionar os alunos com idade de Pré I para outra instituição, e aumentou as turmas de maternal neste CMEI. Atualmente o CMEI continua atendendo crianças (152 alunos), de 6 meses a 3 anos e 11 meses, na modalidade de creche em período parcial (Maternal) e integral (Berçário). O CMEI funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7:00 horas às 17:00 horas ou período parcial com os seguintes horários: matutino – das 07 às 11 horas e vespertino – das 13 às 17 horas.

Sinara da Silva

Indiamara Cristina Vieira