Alexandre Arcipretti

Foi fundada me 1976, através da doação de um terreno pela família Arcipretti, surgindo assim o nome da mesma. Localizada à rua Duque de Caxias nº 227 no Bairro Nossa Senhora da Saúde. O principal público são alunos dos bairros Nossa Senhora da Saúde, Ulysses Guimarães, Dona Sinica, Santa Maria e São João. Em uma grande maioria são alunos de famílias simples, de baixa renda.

Em 1976 quando fundada a escola funcionava em condições precárias, a sede era feita de tábuas, tinha como diretora a senhora Helena Borges da Rocha, atendia alunos do pré, 1ª série a 4ª série do Ensino Fundamental de 08 anos, durante o mandato do Prefeito Modesto de Carvalho.

Em 1977 na gestão do Prefeito Radivair Miranda Machado, foram construídas quatro salas de aula, cantina, dois banheiros e sala de professores, na qual funcionava a secretaria e direção da Escola. Neste ano, o cargo de diretora foi transferido para Célia Aparecida da Silva Alves, a qual trabalhou durante um ano pois veio a falecer, assumindo a professora Heloísa Dias Borges Maciel, em 1978.

Em 06/12/1984, foi autorizada a criação de 5ª série à 8ª série do Ensino Fundamental de 08 anos, na gestão do então Prefeito Radivair Miranda Machado. Em 1986 inaugurou-se o segundo pavilhão com uma sala de aula, direção e secretaria da escola na gestão do Prefeito Waterloo Araújo. Com o apoio da Associação de Pais e Mestres e de contribuições da comunidade do bairro, aconteceu a construção do galpão na escola no ano de 1989.

O terceiro pavilhão da escola foi inaugurado aos 07 de agosto de 1992, na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Carneiro de Moura quando a professora Wanía Carmem Carvalho Melo foi eleita diretora.

No dia 06 de outubro de 1994 houve ampliação e iluminação da quadra esportiva da escola, já sob a direção de Heloísa Dias Borges Maciel, quando no meio de seu mandato aposentou-se, deixando como substituta a professora Cecília Pereira de Jesus. O próximo diretor eleito foi Alemar Carvalho de Souza pelo período de 1996 a 1997.

Em 1998 foi eleita diretora Lídia Souza Alves Tavares, permanecendo na gestão até 2001, que na ocasião elaborou um projeto buscando uma parceria junto ao Grupo Caramuru.

No mesmo ano foi concretizada a parceria que desde então, a escola vem recebendo apoio tanto cultural como na estrutura física. Através dessa parceria a escola passou a receber apoio para comemorar datas festivas. São oferecidos aos alunos projetos nos quais envolve os alunos como: aulas de reforço, capoeira, dança, xadrez, vôlei, violão, balé e tênis.

Em 2001, aconteceu a construção da biblioteca "Múcio de Souza Resende”, totalmente financiada pelo Grupo Caramuru.

Em 2002, assumiu a direção da escola a professora Cynthia Souza Alves Caetano eleita até 2003.  Neste ano, o atual prefeito Dr. Luiz Moura promoveu reforma, ampliação dos banheiros e bebedouros dos alunos, sala dos professores e sala da direção.

Através de promoções realizadas pela escola, em parceria com o Grupo Caramuru, foram adquiridos computadores, scanner, mesas para as salas administrativas e pintura da parte externa da escola. Em 2003 a professora Cynthia Souza Alves Caetano foi reeleita para o biênio 2004/2005 neste período os bebedouros foram reformados com verba arrecadada por promoções realizadas na escola em parceria com o grupo Caramuru e adquirido novo uniforme para a fanfarra através de doação do atual prefeito José Gomes da Rocha.

No ano de 2005 Escola é administrada pela professora Rosângela Maria de Oliveira Rodrigues eleita para o ano 2006/2007 neste período aconteceu reforma e construção da sala da direção, secretaria, reforma no piso da quadra poliesportiva. Em 2007 foi reeleita para o biênio 2008/2009, neste período a escola passou por reforma geral na pintura recebeu laboratório de informática, carteiras novas. Em novembro de 2010 assumiu interinamente a direção da escola a professora Maria Aparecida Candido Duarte, logo após eleita por votação então diretora da Unidade. Neste período a escola recebeu ar condicionado em todas as salas de aula, sala da biblioteca, informática, e secretaria, cobertura da quadra poliesportiva e reforma total do piso, quadros brancos em todas as salas, sistemas de som em todos os departamentos, máquinas de xerox para secretária, reforma do ambiente do contra turno. Em novembro de 2013, foi reeleita para o mandato de 2014 a 2016.No ano de 2014 com a parceria Prefeitura Municipal e Grupo Caramuru foram construído um depósito de materiais pedagógicos e um para Educação física e Fanfarra. Em 2015 a professora Iara borges Nunes assumiu a direção da escola interinamente, permanecendo até a presente data.

A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira, com os seguintes horários: matutino – das 07 às 11:25 (sexto horário até as 12:15) e vespertino – das 13 às 17:25, atualmente a escola atende crianças do 1º ao 8º ano do ensino fundamental.

Iara Borges Nunes

Marli Aparecida Lope